A freguesia de Gemeses pertence ao concelho de Esposende, Distrito de Braga, e distribui-se por uma área geográfica com 5,57 km² de área e 1078 habitantes e densidade de 193,5 hab/km², tem como Orago S. Miguel.

Situa-se na margem direita do rio Cávado. Confina ao norte com Palmeira de Faro e Vila Cova ( Barcelos ) a sul com o rio Cávado, a nascente com Perelhal e Vila Cova ( Barcelos ) e ao poente com Gandra.

Nesta aldeia em tempos antigos existiu uma das mais importantes passagens do Rio Cávado que para além de passar peregrinos a caminho de Santiago de Compostela, ligava as populações das duas margens. Designava-se por “Barca por Deus”.

Na Idade Média construiu-se uma capela cuja devoção é a Senhora do Lago, porque segundo a lenda, terá sido apanhada na rede dos pescadores quando eles pescavam.

Fruto deste passado histórico, já foram escritos sobre Gemeses e suas histórias dois livros que retratam essa época.

- Gemeses, Terra de Passagem

- Rumo à Barca do Lago

Estes livros são fonte viva da riqueza histórica da freguesia de Gemeses.

Os fornos de Carvão foram em tempos fonte de sustentabilidade para as gentes da freguesia, assim como a moagem e as azenhas de serração de madeiras. Actualmente, as principais actividades económicas são a agricultura e a construção civil, existindo ainda alguns pontos de pequeno comércio distribuidos pelos principais lugares da freguesia.